Gestos musicais

Hoje encontrei esse registro de performance que utiliza o gesto corporal para criar/controlar/manipular a música através do kinect. Chris Vik é um músico australiano especializado em Sound Design através de ambientes imersivos. Apesar de não gostar da música em si, fiquei impressionada como a música reflete realmente os movimentos. As mãos são os controladores, mas a relação entre elas e com o tronco são muito importantes. Há ainda um controle acionado pelo pé, algum tipo de pedaleira para controlar a distorção.

Nesse caso, existe toda uma ambientação desenvolvida para o músico criar, se o mesmo ambiente fosse apresentado para um leigo, ele com certeza não saberia usufruir tão bem. O sistema mostra um processo de criação de música através do corpo, e não o corpo reagindo a um som, como em uma dança. Agora, o mais interessante de se explorar é o processo natural da criação de ritmos e danças durante o desenrolar da música, na improvisação que ocorre do corpo ao ouvir sua própria música. O que acontece durante, o que modifica, o processo de percepção gestual musical simultâneo. Aí é interessante a ferramenta que fixa um trecho musical, um gesto e repete em loop, para poder explorar varias sonoridades do corpo, permitindo criar várias texturas.

Neste ponto, este projeto me permite (com ajuda de Cadu Sampaio) estabelecer alguns paralelos.

O instrumento theremin que utiliza sensores de proximidade(seria o kinect da época??), criado na Rússia, em 1920 por Leon Theremin.

Ou o processo de Live Loop que artistas como Zoe Keating e Thom Yorke que utilizam seus instrumentos e/ou microfone ligados a um laptop por uma pedaleira para fazer performances ao vivo se utilizando desta repetição de trechos da música, algo muito similar ao processo de criação de músicas caseiras em programas como GarageBand.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s