Música e movimento – Superuber

Superuber é uma empresa brasileira liderada pela Liana Brazil e Russ Rive.
Desenvolvem instalações interativas para exposições, eventos, etc.

Na instalação Música e Movimento instalada no Espaço do Conhecimento(MG), relaciona os movimentos do visitante a uma música gerada na hora.

No caso, o visitante ainda tinha a possibilidade de gravar sua música e enviar por email. Infelizmente não consta no site nenhuma informação técnica para entendermos como funciona.

Quanto a interação, acredito que utiliza mais o “posicionamento” do corpo(uma leitura bidimensional do corpo) do que o movimento em si. É óbvio que para ativar os diferentes blocos é necessário movimento corporal, mas esta abordagem do corpo pode favorecer mais um ritmo do que a fluidez do movimento em si. Neste sentido, não consegui compreender qual a reação exata de cada bloco, o que pode ser interessante, mas até certo ponto.
(Importante realçar que pesquisar sobre interatividade através de vídeos na internet é valido, mas a interação pessoal é sempre melhor)
Acho que a instalação é feliz na apresentação de uma interface ao interator que permite compreender qual o procedimento esperado, mas ao mesmo tempo é possibilita uma experiência individual, na medida que cada pessoa cria uma música diferente.

Nesta linha, gosto muito de outra instalação deles, a Areia Musical, minha favorita. Esta eu tive a oportunidade de interagir na exposição individual deles Pixel Park realizada no iai(SP) em 2009.

Como puderam perceber, o desenho criado na areia gera uma música. O interessante desta obra é justamente esta relação entre o desenho, o gesto e o som. O que mais me interessa é essa integração que existe na exploração entre os três sentidos: tato, visão e audição. É uma obra realmente multisensorial.

Nas duas instalações há um desenvolvimento de uma interação intuitiva, que não necessita de instruções verbais. Esta foi uma questão ressaltada pela Liana Brazil, na palestra realizada durante Pixel Park; questão esta que acredito ser de vital importância.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s