Video Dança com projeção

Durante minhas pesquisas procuro referências em que a tecnologia esteja integrada na linguagem da obra, não utilizada de forma gratuita.

Apresento aqui duas referências que utilizam o vídeo projetado e mapeado conforme coreografia. Desta forma, a animação depende do corpo e vice-versa.
Acredito que podem ser consideradas peças de vídeo-dança, pois o resultado no vídeo é similar ao resultado ao vivo. Neste sentido, o que assistimos pela internet é igual ao visto pelo espectador que se senta no centro da platéia. Isto não impossibilita que sejam executadas ao vivo, somente não acrescentam uma possibilidade de interação.

O primeiro é o The Concept (of Here and Now) de Klaus Obermaier (e equipe).


O que me interessa nessa obra é a relação da projeção com o corpo. A dança quase que não é evidenciada, mas a forma do corpo, da pose e da silhueta.
A obra explora a fragmentação do tempo junto com a ambiguidade da presença e ausência. E trabalha a dança, a projeção e a música em completa integração.

O segundo é Arch of Neo de Petri Ruikka da Woland.


Esta obra também explora a presença e ausência, mas com um foco maior movimento do corpo e no corpo como suporte para projeção.
Não explora o espaço enquanto suporte, apenas como ambiente para mobilidade do corpo. Acredito que esta seja efetivamente, uma peça de video-dança, ao que me parece há uma pós-produção no vídeo exibido.

Enquanto utilização das tecnologias, ambas as peças poderiam ser feitas na tentativa e erro para mapeamento da projeção segundo a coreografia, porém a utilização de sensores de movimento tornaria este processo particularmente mais fácil. Principalmente na obra de Klaus Obermaier, em que o corpo é mais delimitado enquanto suporte. Minha intuição diz que foram utilizados sensores nesta obra, inclusive que havia projeção frontal e por trás, não necessariamente com vídeo, talvez apenas a utilização de holofotes tenha sido necessária.
Procurei entrar em contato com os artistas para saber mais detalhes do processo criativo, mas ainda não obtive resposta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s