Atelic – composição de movimentos

atelic02

Atelic is a videodance that explores the possibilities of time and space deconfiguration through the body image. The video is a composing piece over a physical grid. However, the grid is not  only a visual guide, but is also used for time overlaping, showing several layers of movement. The choreography enhances this visual experience by asking the dancers to continuously move around in the scene.

 

Atelic é uma videodança que abusa das possibilidades de desconfiguração do tempo e do  espaço através da imagem do corpo. O video é baseado no processo de composição de imagens, tendo a trama como grid dos corpos. No entanto, a grid não é utilizada somente como guia visual, mas também serve para sobreposição temporal, exibindo várias camadas do movimento. A coreografia reforça este experimento visual ao incluir amplos translados dos dançarinos na cena.

Atelic from duckeyejey on Vimeo.

É interessante comparar este vídeo com o último post, Striptease. Apesar dos dois usarem uma forma reticulada da imagem, Atelic seria mais enquadrado na video-dança, utilizando um meio físico e a perspectiva da cena para explorar a visualidade do movimento, enquanto Striptease utiliza um recurso de edição de imagens, abordando o corpo como textura e talvez se aproximando mais da categoria de video-arte. Rótulos a parte, os dois projetos são experimentos que utilizam o corpo e a dança sobre a perspectiva de um artista visual e são perfeitos exemplos das poéticas interdisciplinares na arte.

atelic04atelic03

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s